Redação BLes – Os astrônomos localizaram, com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma minúscula galáxia, com apenas 3.000 anos-luz em sua maior extensão, uma fração do tamanho de nossa própria galáxia, a Via Láctea, onde está alojada.

videoPlayerId=aab10135b

Ad will display in 09 seconds

Foi classificada como uma galáxia esferoidal anã e, quanto à sua idade, os pesquisadores calculam que ela é tão antiga quanto o próprio universo, de acordo com o relatório de 31 de janeiro do site do Hubble.

Astrónomos descubren accidentalmente una galaxia diminuta en nuestra propia galaxia
Abordagens fotográficas de Biden I.

A pequena galáxia “Biden I” se encontra em uma concentração de estrelas dentro do aglomerado globular NGC 6752, mas localizada a 30 milhões de anos-luz de distância, uma distância relativamente próxima para os astrônomos, porém sua idade pode chegar a 13 bilhões de anos, de acordo com o Science Daily.

A descoberta é considerada acidental, dado que o objetivo por trás do qual os astrônomos queriam, era as estrelas anãs brancas dentro do aglomerado globular NGC 6752, com base no qual pretendiam medir a idade do aglomerado.

Essas galáxias são caracterizadas por baixo brilho, falta de poeira e populações estelares antigas. Já existem 36 galáxias desse tipo conhecidas no Grupo Local de Galáxias, 22 das quais giram em torno da Via Láctea.

A equipe envolvida nessa descoberta astronômica é internacional e integra especialistas da Itália, Estados Unidos, Alemanha e Canadá.

Categorias: Ciência

Vídeo em destaque

Ad will display in 09 seconds