- PT.Bles.Com - http://m.pt.bles.com -

Obesidade não é uma decisão pessoal, revela novo estudo

A British Psychological Society (PBS) apresentou os últimos resultados de suas pesquisas sobre obesidade. Eles apontaram que essa condição é mais complexa do que a falta de força de vontade ou as escolhas das pessoas que sofrem com ela.

O trabalho, no qual a OMS é questionada por não considerar a obesidade como uma doença, sugere que é necessário modificar os estereótipos negativos que existem atualmente em relação aos problemas de peso, porque insistem que “não é uma opção” pessoal.

No relatório citado pelo portal inglês The Independent, os autores da PBS apontam que embora a obesidade seja causada pelo comportamento, esses comportamentos nem sempre implicam “escolha”ou “responsabilidade pessoal “.

[O perigo de beber muito álcool em pouco tempo: pode causar danos irreparáveis ao cérebro [1]]

Risco genético

“As pessoas com maior probabilidade de ter um peso saudável são aquelas com alto risco genético de desenvolver obesidade e cujas vidas também são moldadas pelo trabalho, escola e ambientes sociais que promovem excessos e inatividade”. , informa o documento.

Outro aspecto apontado pelo documento é o aspecto ambiental na prevalência da obesidade, ou seja, que existe uma maior probabilidade entre as pessoas que vivem em áreas desfavorecidas de sofrer com essa condição.

Outro aspecto que afeta a obesidade, de acordo com a análise, é que pessoas que enfrentam grandes desafios ou sofreram grandes traumas têm um incentivo menor para serem fisicamente ativas.

Eles ainda apontam que as experiências psicológicas vividas por pessoas com obesidade desempenham um papel fundamental. “Até metade dos adultos que freqüentam serviços especializados em obesidade experimentaram adversidades na infância”, conclui o relatório.

Nesse sentido, os pesquisadores instalam o conceito de “alimentação emocional”, ressaltando que as pessoas que frequentemente fazem dieta podem ser mais suscetíveis a comer demais quando estão mais vulneráveis.

Fonte: Publimetro [2].